TV Magazine – Transformers em Manga

trajsOs quadrinhos sempre tiveram uma grande importância na série Transformers.

Nos EUA, os gibis produzidos pela Marvel apresentaram argumentos que são até hoje usados como referências tanto por fãs como por roteiristas que trabalham para a Hasbro.

No Japão não foi diferente e o mangá de Transformers também contribuiu muito para explicar alguns fatos do desenho ou personagens pouco explorados no desenho animado.

Em 1986, a empresa japonesa Kodansha Ltd., uma das maiores editoras daquele país, fechou um contrato com a Takara para adquirir os direitos de publicar histórias sobre a série Transformers, que acabará de estrear.

As histórias seria publicadas em uma de suas revistas chamada TV Magazine, um mangá especializado só com histórias de seriados exibidos na televisão, o que dá origem ao seu nome.

O público alvo dessa revistas eram crianças entre 6 e 8 anos. Por causa disso, suas histórias era bem inocentes e não apresentavam cenas de violência (para os padrões japoneses), sempre passando uma “moral da história” no final.

Tradicionalmente, os mangás são uma espécie de coletânea que publica várias histórias em um único encadernado. Por esse motivo, é normal que tenham mais de 200 páginas e umas 50 séries.tr

Como normalmente sua periodicidade costuma ser semanal, a quantidade de páginas de cada história é bem reduzida em comparação aos quadrinhos ocidentais, dificilmente passando de 10 páginas, a não ser que seja uma edição especial.

Alias, muitas história publicadas nessa revista possuíam apenas uma única página (as vezes uma página dupla), chamadas de Story pages.

Por esse motivo, as histórias do mangá não eram uma seqüência de acontecimentos como estamos acostumados com os quadrinhos ocidentais.

Normalmente, as histórias não tinham começo-meio-fim. Era apenas um acontecimento isolado, sendo que na próxima edição seria publicada uma outra história sem relacionamento.

Mesmo assim, essas histórias apresentavam argumentos muito interessantes que não eram explicados no desenho animado, como a técnica Scramble Power dos Gestalts; a primeira menção a AllSpak e como as centelhas seguiam até ela antes de chegar a Vector Sigma; ou o que aconteceu com Rodimus Prime após Cybertron ter sido explodido por Galvatron.

Outra contribuição muito importante foi a apresentação do visual dos personagens.

Ao criar a série, os character designs da Studio Ox, sob supervisão de Floro Dery, tiveram que simplificar os desenhos originais dos robôs para facilitar a animação.

Como o mangá permitia explorar melhor os detalhes das ilustrações, os desenhistas mudaram o visual dos personagens, tornando-os mais parecidos com máquinas, detalhando vincos, engrenagens e até rebites.

As primeiras histórias foram desenhadas por Ban Magami, que chegou a trabalhar como assistente de Leiji Matsumoto, um dos artistas mais famosos do Japão, especializado em séries de ficção científica como Yamato e Capitão Harlock.

Isso fez com que o visual japonês dos robôs se diferenciasse muito do visual ocidental. Hoje, esse visual é usado como referência por vários artistas que trabalham com quadrinhos, animação e até projetistas de brinquedos.

tformersO mangá também marca o período conhecido pelos fãs como G1, iniciando em setembro 1985 com a estréia da série e finalizando em novembro 1992, quando foi publicada a última história de Transformers na revista TV Magazine, que é publicada até hoje.

Entre mangá e Story pages, o período de G1 contou com 8 séries no total (três a mais do que a série animada):

Fight! Super Robot Lifeform Transformers
Fight! Super Robot Lifeform Transformers 2010
Transformers: The Headmasters
Transformers: Super-God Masterforce
Fight! Super Robot Lifeform Transformers: Victory
Transformers: Zone
Fight! Super Robot Lifeform Transformers: The Battlestars
Fight! Super Robot Lifeform Transformers: Operation Combination

Depois disso, a franquia só apareceria novamente nos mangás em 1995, com a série Generation 2: The New Battle!!, publicadas na revista Comic Bom Bom, que também pertence a empresa Kodansha Ltd.

Em outubro 2002, a editora japonesa Million Publishing publicou novamente os mangás da revista TV Magazine em uma edição especial chamada Transformers: The Comics, aproveitando a campanha comemorativa de 20 anos da franquia.

Infelizmente, as Story pages não foram publicadas nessa edição, deixando de fora várias histórias e toda a série Operation Combination.

3 Comments
  1. cara sinto muito mas estou com problemas de saude que me impedem de atualizar o blog como gostaria então vou recusar a parcera por uns 30 a 60 dias que é o tempo do tratamento. depois sera um prazer telo como parceiro. recomendo o blog do cladestino (tem link no blog) que é de um amigo e ta crescendo muito nos ultimos tempos

    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

WP-SpamFree by Pole Position Marketing